Quais as consequências na utilização das novas tecnologias no desporto?

A utilização do novo fato de banho da speedo será fazer batota?

- 10 Abr. 08

Alain Bernard conquistou a segunda medalha de ouro em Eindhoven.

O francês Alain Bernard encerrou ontem a sua participação no Campeonato da Europa com mais um título, o dos 50 metros livres, com o tempo de 21.66 segundos. O nadador do CN Antibes já se tinha sagrado campeão europeu dos 100 metros livres e bateu três recordes mundiais em dois dias. Na sexta-feira e no sábado, Bernard melhorou o registo dos 100 metros livres e no domingo o dos 50 metros livres.
O novo campeão da Europa é um dos recordistas mundiais que usam o novo fato de banho da Speedo, que está a motivar polémica nos bastidores da natação.
O fato favorece a flutuação, repele a água, reduz a oscilação muscular, as vibrações e a fricção na pele e ajuda a manter a posição do corpo, entre outras ‘ajudas’.
Claude Fauquet, director técnico nacional (DTN) da selecção francesa, afirma que é necessário fazer um debate sobre os novos fatos de banho, cuja homologação pela Federação Internacional de Natação (FINA) pode ter aberto “a caixa de Pandora dos Fórmula 1 da água”.

“Este caso merece ser debatido e analisado por um comité de ética”, defende Fauquet.
O suíço Stephan Widmar, que trabalha na Austrália e foi considerado “treinador do ano” pelo jornal Sunday Telegraph, espera que a FINA “esteja vigilante sobre o que deve ou não ser autorizado”.
Um consultor, que participou na concepção do novo fato, garantiu a Widmar que o modelo não deve ser considerado como um elemento de batota, mesmo que não seja usado igualmente por todos os nadadores.

Além de Bernard, o australiano Eamon Sullivan, Kirsty Coventry, do Zimbabwe, e a americana Natalie Coughlin,que bateram recordes mundiais no mês passado, também usam o fato da Speedo.

.

.

.

Para que estas situações não se repitam, o uso das tecnologias (nomeadamente o chip na bola) será extremamente benéfico.

.


Deixar uma resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

ONLINE

hit counters
 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: